Por Douglas Arantes*
Você conhece o Eucalípito Arco- iris ? A verdadeira obra de arte está na natureza. Dentre as tantas espécie de plantas, o Eucalyptus deaolupt nome científico, pelo o belo formato, e cores no seu caule, ganha-se assim, destaque entre as demais.
Com o colorido espetacular do seu tronco, com tamanho variando de 20 a 25 metros, podendo chegar a 75 metros. O segredo por trás de sua coloração especial está na forma como ela vai se descascando e revelando as partes coloridas: inicialmente a casca fina, lisa e marrom se desprende e uma cor verde clara e vibrante aparece, que sucessivamente vai se tornando verde escura, azulada, púrpura, laranja e por fim vermelha.O processo ocorre a todo momento, formando manchas coloridas em diferentes estágios, dando a impressão de que a árvore foi misteriosamente pintada, tornando-se uma verdadeira obra de arte da natureza.
As folhas também são atrativas e as flores são numerosas, de cor branco-creme a amareladas, com longos estames, perfumadas e produzem néctar em abundância. O florescimento ocorre diversas vezes ao ano, principalmente na primavera e no outono.
No paisagismo, é uma opção para formar alamedas em largos caminhos de passagem, mas, por tomar grandes proporções, não deve ser plantada próxima a construções, tubulações ou fiações, sendo mais indicada para locais abertos, como praças, parques ou grandes jardins. Ao contrário da maioria das espécies, é sensível ao fogo e não produz óleos.
Deve ser cultivado sob meia-sombra ou sol pleno, em diversos tipos de solos, preferencialmente drenáveis, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente por pelo menos dois anos após o plantio. Suas raízes profundas, o tornam resistente à curtos períodos de estiagem. Tolera geadas leves, mas perece sob o frio intenso. Por este motivo, não é indicado para climas temperados ou mais frios. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Tolerante à salinidade de regiões litorâneas. Não é adequado às regiões semi-áridas e é muito sensível ao fogo, ao contrário de outros eucaliptos. Multiplica-se facilmente por sementes ou estacas. As sementes germinam entre 4 a 20 dias após a semeadura. As estacas devem ser removidas dos ramos de plantas jovens, com menos de 2 anos. As mudas podem ir para o local definitivo com cerca de 4 meses.
Aprecie e admire de perto. No Sítio do Roberto Burle Max na Zona Oeste do RJ, encontramos algumas delas espalhadas pelo lindo jardim.
Aos interessados em conhecer essa, e outras espécies, está situado na Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba.CEP 23020-240 - Rio de Janeiro
Sua visita é agendada pelo telefone
(21) 2410-1412
"Conecte com o o Belo"
Fonte: Jardineiro.Net
Curta Jornal Solidário RJ https://www.facebook.com/jornalsolidariorj/
Douglas Arantes* Carioca,25 anos,Casado,Fotojornalista e estudante de Jornalismo.

Comentários
Postar um comentário