Por Douglas Arantes*
Com ousadia, autonomia e muita criatividade indígenas da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena do país criam centro cultural indígena itinerante na cidade do Rio de Janeiro.
A Casa Yandê como é chamada, pretende realizar exposições, palestras, entrevistas, cineclube, feiras, seminários, debates,
gastronomia indígena, mercado indígena, festas étnicas, atividades artísticas, encontros, apresentações musicais e até workshops com personalidades indígenas e não indígenas ligadas as temáticas indígenas. O produtor e comunicador indígena Anápuáka Muniz Tupinambá, de 43 anos acredita na força do empreendedorismo indígena contemporâneo e em diferentes caminhos da sustentabilidade, que trazem autonomia junto da valorização do que é realizado e produzido por indígenas no país.
O centro Cultural é dedicado a divulgação e promoção dos povos indígenas em sua tradicionalidade e contemporaneidade. O ambiente soma arte, educação, entretenimento, negócios, cultura, tecnologia, sem nunca esquecer as nossas raízes e ancestralidades.
A jornalista e produtora indígena Renata Machado, de 28 anos, defende a valorização de músicos e artistas indígenas brasileiros que não encontram muitas vezes espaços que possam mostrar seus trabalhos e produções.
"É preciso realmente conquistar espaços para valorização do que é produzido por indígenas e descartado no mundo não indígena pelo desconhecimento das pessoas. Existem músicos e artistas profissionais por todo o país que encontram muita dificuldade de mostrar seus trabalhos. É preciso desconstruir a imagem de um indígena congelado no tempo. Hoje líderes, educadores, músicos, artistas, realizadores, cineastas, jornalistas indígenas cada vez mais mostram que fazemos parte de culturas dinâmicas.
Trabalhamos, estudamos, produzimos, criamos e realizamos.'', comenta.
O Éden Coletivo cedeu espaço para que sejam realizadas as atividades da Casa Yandê neste ano de 2018, na Rua Sacadura Cabral, 109, Rio de Janeiro. Algumas atividades são abertas para o público gratuitamente outras é preciso adquirir ingressos.
A abertura do local ocorreu no ultimo Dia 19 de Abril dia do Índio recebendo escolas, convidados e pessoas interessadas na temática em conhecer mais sobre as culturas indígenas na contemporaneidade.
Acompanhe um trecho da entrevista exclusiva ao Jornal Solidário RJ com o fundador da Yandê. (Gravação Completa na página do Facebook, Jornal Solidário RJ.)
Segue o Link: https://www.facebook.com/radioyande/
Falamos também do Pré Vestibular Comunitário ADEP o local fica próximo a UERJ na
Rua Visconde de Niterói, 354 Prédio do relógio. Perto da estação do Metrô Maracanã. O Jornal Solidário RJ apoia projetos como da ADEP e da Yandê .
Vejam:
Segue o Link : https://www.facebook.com/adepuerjmangueira/
Curta Jornal Solidário RJ https://www.facebook.com/jornalsolidariorj/
Douglas Arantes* Carioca,Assessor de imprensa,25 anos,Casado,Fotojornalista e estudante de Jornalismo.
|

Comentários
Postar um comentário