Assumir o cabelo crespo não é só uma questão estética, é o resgate de uma identidade Afro Brasileira
Douglas Arantes
Ao longo dos séculos o cabelo é um elemento visível de caráter de identidade, em relação de poder de diferentes povos. Com isso, o cabelo do afrodescendente certamente faz parte do perfil estético que compreende a identidade negra, a relação que cada um tem com o seu cabelo é muito íntimo e particular. Tendo em vista essa discussão, o Jornal Solidário RJ tem por objetivo refletir e resgatar sobre a representação dos negros. Assumir o cabelo natural deixou de ser um problema para ser uma atitude de amor próprio. A aluna carioca da Universidade Federal da Fronteira do Sul, em Santa Catarina a UFFS, Jessica Fernanda contou que o processo de conscientização sobre ser declarar e assumir como negra aconteceu na maior idade com 21 anos, quando passou no vestibular. Com isso, passou a deixar seu cabelo de forma natural. "O problema não é usar cabelo alisado, o problema é alisar o cabelo por não se amar do jeito que é". Finaliza Jéssica
Jessica Fernanda, aluna da UFFS
Para a empreendedora Michele Mattos de São João de Meriti-RJ, que começou atendendo em domicílios, tem percebido uma mudança na cabeça das pessoas já há alguns anos. É uma mudança não apenas estética, mas na consciência.
Para a empreendedora Michele Mattos de São João de Meriti-RJ, que começou atendendo em domicílios, tem percebido uma mudança na cabeça das pessoas já há alguns anos. É uma mudança não apenas estética, mas na consciência.
Michelle contou também que o Espaço Estilo Afro, começou de maneira simples com um investimento baixo aproximadamente 80 reais. Na época não podia trabalhar fora, em virtude dos filhos pequenos, e não tinha condição de coloca-los na creche.
Começou assim a desenvolver as técnicas de tranças nas quais sua mãe a ensinou, no cabelo da sua filha.
E partir de uma simples ideia da sua irmã, passou a publicar fotos de seus trabalhos nas redes sociais. Participou de grupos com a temática, e começou a alcançar novos clientes criando o seu portfólio virtual.
E em menos de um ano, sua renda superou consideravelmente o que ganhava como Assistente Operacional, sua ultima experiencia na carteira.
Michele Mattos
"Você que deseja ingressar como trancista profissional independente, saiba que estamos num período favorável e o momento é este. Com baixo investimento você começa o seu próprio negócio, atendendo a domicilio, fechando parcerias com salão de beleza e oferecendo conforto no atendimento. Com isso sua lucratividade lhe permitirá conquistar o seu próprio espaço.
Estude, trabalhe, invista nos seus propósitos e alcançará seus objetivos". Conclui Michele Mattos.
Curta Jornal Solidário RJ https://www.facebook.com/jornalsolidariorj/



Desejo minhas felicitações ao Espaço Estilo Afro... Pois são competentes e responsáveis nos trabalhos que executam... Confio de olhos fechados ♡
ResponderExcluirObrigada neguinha...rs
ExcluirEu recomendo 1 milhão de vez vcs merecem tudo e mais um pouco.. Bjs 😘💓
ResponderExcluirObrigada pelo apoio sempre
ExcluirObrigada pelo apoio sempre
ResponderExcluir