Douglas Arantes
Nas manhãs de sábado crianças da comunidade do Manilha, município de Itaboraí, aguardam ansiosas a chegada do "Vizinho" O professor Dilson Lopes assim conhecido pelas crianças. O projeto social Biblioteca Comunitária Conceição Maria Lopes, acontece em um espaço carente na região. Atende crianças e jovens com o objetivo de incentivar a leitura, mostrando que os livros ajudam no processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos mesmos.
Segundo a análise do psicologo, Daniel Rizzo"Uma criança que tem por perto um adulto que sempre lê para ela, acaba desenvolvendo melhor o raciocínio, a criatividade, a fala, e assim se relaciona melhor com o mundo em volta". Ele acrescenta que se as condições forem propícias, se a criança for reforçada e desenvolvida constantemente, a probabilidade de uma melhora em suas capacidades cognitivas, afetivas e comportamentais crescem de maneira espontânea.
Na biblioteca, voluntários participam das atividades as quartas, sábado e domingo com o compromisso de ler para crianças. O projeto desenvolve assistência as famílias carentes da região com doações de roupas, fraldas e alimentos não perecíveis. A biblioteca começou há 6 anos. O Professor de matemática da rede Estadual Dilson Lopes fundador da biblioteca comunitária, em entrevista ao Jornal Solidário RJ, disse que depois de ter se decepcionado no amor passou a ler o livro Ave, Cristo! E no decorrer da leitura conta que o personagem, um jovem rapaz, descobriu que a mulher que ele amava era casada, e ele chorava sentado no chão da rua. Um senhor se aproximou e perguntou ao jovem:
-meu filho você está com fome?
O jovem respondeu entre lágrimas: não senhor!
O senhor perguntou ao jovem você está com dor em algum lugar do corpo?
O jovem respondeu: não senhor!
E para a surpresa do jovem o senhor afirmou dizendo:
-você está com dor moral!
O jovem explicou para o senhor o fato do amor não correspondido.
O senhor ofereceu uma alternativa de solução: entregue o seu amor a quem não pode lhe retribuir.
Uma criança, um animal, um idoso. E se viu como o jovem personagem da na obra do Chico Xavier, assim fez Dilson. Pensou em uma ideia que mudaria a vida de muitas pessoas da localidade. Comprou um terreno, e criou a biblioteca comunitária na região, em homenagem a sua mãe deu o nome da biblioteca de Conceição Maria Lopes. No decorrer dos anos desenvolve diversos tipos de atividades com adultos e crianças. Com pouco investimento e sem infra estrutura a biblioteca segue viva com a ajuda de amigos e pessoas as quais se sensibiliza, atendendo o número de 23 crianças cadastradas pela biblioteca.
Crianças se divertem no parquinho na parte externa da biblioteca
Participação dos pais e voluntários
Maiores informações de como ajudar pela fãpage da biblioteca segue o link: https://www.facebook.com/Biblioteca-Comunit%C3%A1ria-Concei%C3%A7%C3%A3o-Maria-Lopes-de-Jesus-1517294778531087/
E pelo Whatsapp do Dilson Lopes 021- 9.8741-3094
Edição: Sabrina Arantes
Texto: Douglas Arantes
Curta Jornal Solidário RJ https://www.facebook.com/jornalsolidariorj/





Muito bom o texto!!!! Parabéns...
ResponderExcluirMuito bonito!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto social.
ResponderExcluirA força é do grupo
ResponderExcluirTodos são importantes
ResponderExcluirTem gente que faz o bem e MUITO BEM.
ResponderExcluirA força é do grupo,todos são importantes.
ExcluirParabéns Dilson! Lindo trabalho!!!
Excluir